Caminhos dos Arquivos

Incorporando-se à II Semana Nacional de Arquivos, este site é um guia introdutório para se conhecer alguns dos lugares que preservam os registros documentais que configuram a memória do Rio Grande do Sul.

APERS

O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul – APERS, vinculado ao Departamento da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, é constituído pelas: Divisão de Documentação, Divisão de Pesquisa e Projetos e Seção de Apoio Administrativo.

A partir desta estrutura são desenvolvidos serviços diversos com o objetivo precípuo da guarda, manutenção e disponibilização do acervo, a fim de que a comunidade tenha um acesso rápido e facilitado aos documentos. Isto tudo demanda atividades que vão desde a recuperação e encadernação de documentos; disponibilização de sala de microfilme de segurança; elaboração de instrumentos de pesquisa; organização e descrição de acervos; informatização; estudos históricos; além de atendimento ao cidadão e aos pesquisadores.

O APERS é, ainda, responsável pela implantação de políticas arquivísticas no Estado, como órgão de Coordenação do Sistema de Arquivo do Estado – SIARQ/RS.

Sobre os Caminhos dos Arquivos

Nossas histórias, nossas heranças: no menu principal, no topo da página, em lugares, conheça as entidades que custodiam a história gaúcha; em memórias, veja em detalhes  documentos em destaque de cada instituiçāo.

Memórias

Museu Hermínio Bittencourt, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Museu do Grêmio   1941/09/28. Ata de lançamento da Pedra Fundamental do Estádio Olímpico e fotografia da respectiva cerimônia. A cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Estádio Olímpico do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense marcou a oficialização da permuta da área do primeiro campo do clube, a Baixada dos Moinhos de Vento, pela área do …