Arquivo do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul

  • Memorial_20ANOSweb
  • thumbnail-1
  • thumbnail-2
  • thumbnail-3
  • thumbnail-4
  • thumbnail-5
  • thumbnail

Local Categoria: Judiciário

  • Perfil

    Finalidade do Memorial do Judiciário do RS.

    Abrigar tipos diversos de suportes documentais, de uso pessoal ou institucional, de valor para a função de testemunho histórico coletivo do Judiciário do RS, dando-lhe o tratamento necessário para sua conservação e viabilizando sua disponibilização à comunidade

    Serviços Prestados:

    Publicações

    Revista Justiça & História, Histórias de Vida, Cadernos de Pesquisa, e agora o mais recente Cadernos de Memória, formam as séries de publicações do Memorial do Judiciário.

    Exposições Históricas e Temáticas

    Periodicamente organizadas com o intuito de divulgar aspectos da História do Judiciário abordados nas pesquisas desenvolvidas ou apoiadas pelo Memorial, de forma individual ou em parceria com outras instituições.

    Bancos de Dados

    Banco de Magistrados reúne informações biográficas e funcionais de mais de 3.000 magistrados que atuaram na justiça do Rio Grande do Sul, da Colônia aos nossos dias. O Banco das Comarcas sistematiza a trajetória administrativa do Judiciário, reunindo legislação sobre criação, modificação, ou extinção das Comarcas gaúchas, da Colônia aos dias atuais.

    Biblioteca

    Reúne obras voltadas para a história do Poder Judiciário brasileiro, em especial do Rio Grande do Sul. Horário para pesquisa: 12 às 18h

    Arquivo

    Possui um acervo de processos e documentos históricos e impactantes, salientando-se os Casos Daudt, soldado Valdeci, Mãos Amarradas, e Registro de nascimento de Menotti Garibaldi, filho de Anita e Giuseppe Garibaldi, dentre outros. Todos acessíveis à pesquisa local.

    Museu

    Possui objetos de exposição permanente, como urnas, de Tribunal do Júri, sala de Júri, ambiente de Cartório.

    Pesquisas

    Responde pela concepção e execução de projetos de pesquisa direcionados para o campo da História do Direito e do Judiciário.

    Núcleo de História Oral

    Responde pela execução do Programa de História Oral e pela organização do Banco de Memória Oral, com um acervo de 130 entrevistas de magistrados e servidores.

    Centro de Memória Regional

    É constituído sob orientação técnica e institucional do Memorial, com o objetivo de preservar a documentação de 1ª instância, dando-lhe tratamento historiográfico de forma a resgatar e preservar a memória do Judiciário.

  • Fotos
  • Mapa

    Nenhum registo encontrado

    Lamento, mas não foram encontrados registros que correspondam à sua pesquisa. Ajuste seus termos de busca e tente novamente.

    O Google Map não foi carregado

    Lamento, mas foi possível carregar a API do Google Maps.