Memória Carris

Esse documento é uma ação da empresa “Carris Urbanus de Porto Alegre”, criada em 1892 e que teve o início de suas operações em janeiro de 1893. Vinte anos mais nova que a Cia. Carris Porto-Alegrense, a Carris Urbanos também operava com bondes a tração animal. A empresa foi criada para atender as regiões do Partenon, Independência, e Floresta.

Como os veículos da Urbanos eram menores que os da Carris Porto Alegrense, eles foram apelidados pela população como os bonde “caixa de fósforo”.  No ano de 1906 foi criada a Companhia Força e Luz Porto Alegrense, que uniu a Companhia Carris Porto Alegrense, a Carris Urbanus Porto Alegrense e a Fiat Lux. Esta nova empresa passou a ter a responsabilidade de fornecer energia e transporte elétrico para a população de Porto Alegre.

Em 1928 a “Força e Luz” é desmembrada. O transporte pelos bondes elétricos passa a ser responsabilidade da Cia. Carris Porto Alegrense, que neste momento, havia incorporado a antiga Carris Urbanus de Porto Alegre.

Na documentação exposta, é possível ler: “Companhia Carris Urbanus – Constituída em cinco de março de 1892. Esta ação de valor de 200 mil réis, e de número cinqüenta e dois, confere ao seu legítimo possuidor os direitos, vantagens e ônus estabelecidos nos Estatutos”. Também é possível observar as datas em que foram realizadas entradas de capital na empresa entre 1892 e 1894.

Caminho para o arquivo:
http://adb.inf.br/caminhosdosarquivos/locais/memoria-carris/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.